2 de out. de 2011

Representaçoes do Amor

Pense em quantas pessoas você já viu sendo traidas, algumas? Agora pense em quantas pessoas você já viu terminando namoros ou casamentos, aumentou o numero? Agora pense em quantas pessoas você já viu que não sabem o que é amor, muitas não? Pois é, tentarei ver um modo de explicar a principal origem desses fatos.

Em base, a origem desses finais tristes é uma pergunta, "O que é amor?". Bem, razamente, amor é uma emoção, algo que se sente, e que muitas vezes é impossivel descrever, "só sentindo para saber" mesmo.
Porem, todos figuram varios tipos de amor (amor de pai/ irmão/ namorado/ etc), mas digo que todos esses são o mesmo amor, mesma emoção.(agora é a parte que vcs discordam rsrs)


Antes que alguem me jogue pela janela, vamos deixar claro 2 propriedades distintas no amor, estas são: Amor(Emoção), e as suas representações.
A emoção que você sente pelas pessoas que ama vem da mesma origem, ainda é a mesma palavra, mas é claro que existem obvias diferenças entre cada pessoa(tanto pela representação, quanto para emoção). As diferenças para cada um na emoção, é o quanto você ama uma pessoa, em diferentes graus ou visões. Agora as diferenças na representação do seu amor para as pessoas é exatamente como você demonstra o que está sentindo(seja abraços, beijos, caricias ou até palavras("i love you"? rs)), para cada pessoa você demonstra de formas diferentes, e para cada caso(é por isso que se beija o namorado porem não o irmão lool).
Sendo assim, o amor tem a mesma origem de caso para caso, porem o diferencial principal são as representaçoes.

Agora voltando para a definição de amor, vemos que este é uma emoção, logo mais, pode ser comparada com outra da mesma especie(vamos pegar "Felicidade" por exemplo).
Imagine que uma pessoa, desde sua criação foi instruida a relacionar Felicidade(uma emoção) a Chorar(uma representação), sendo assim, durante a sua vida, toda vez que ela se sentia feliz, ela demonstrava aquilo chorando. Algo errado, algo falso, pois Chorar é uma representação de tristeza, e não felicidade. Sendo assim, ao passar do tempo, aquela pessoa começou a perceber que não queria chorar, se o seu maior desejo era rir quando feliz. Nesse momento, ela descobre que sua definição de Felicidade estava errada, não era correta(avah!).
Agora vamos comparar isso com o amor:
Imagine que uma pessoa, desde sua criação foi imposta a um Amor(emoção) que sua representação era caricias, beijos e "eu te amo"s. Mas calma ai, nesse caso a emoção e as representaçoes coincidem e são verdadeiras! O ponto aqui é ao contrario do exemplo anterior.
Agora imagine que essa pessoa encontre outra pessoa legal, bonita, etc, e nisso ela pense "Nossa, essa pessoa é igual a todos os exemplos de namorados que impuzeram para mim", seguindo os exemplos de "amor" que ela cresceu, os dois namoram, e põem em pratica as representaçoes daquela emoção(caricias, beijos e "eu te amo"s). Porem, ao passar do tempo, essa pessoa vai percebendo que sua definição de amor estava errada, e aquele amor era falso.
Bem, nesse exemplo, apesar de a Emoção(amor) e suas representaçoes estarem corretas, a pessoa cometeu o equivoco de achar que aonde tem alguma representação daquela emoção, exista a propria emoção, mas isso a maioria das vezes não é correto.
Essa pessoa escolheu sua cara metade apartir de exemplos visuais de amor que ela tinha visto, que SÃO pessoas bonitas, sociaveis e bem enturmadas. Para provar isso, pergunte-se: Quantos namoros você já viu de pessoas bonitas,, agora contrebalance com quantos namoros você já viu de pessoas feias. Bem, quem ganha?
Escolhendo apartir da definição dos outros baseada somente nas representaçoes sem as emoções, a pessoa do nosso exemplo teve o seguinte caso: Apesar de representar gestos que são usados no amor, ela só demonstrava um amor que na verdade era uma ilusão, que a principio era falso. Sendo assim, para se ter demonstraçoes verdadeiras, deve-se ter a emoção, mas não é necessário ter as emoção para ter demonstraçoes superficiais(ai se entra a base da ilusão(ou falsidade para os olhos dos outros..))

Eu aconselho você a procurar primeiramente a emoção de origem as representaçoes desejadas, pois alem de você encontrar o que deseja, ira sentir algo real, que não desaparece por simplesmente ser falso. See ya o/

2 comentários:

Leonardo disse...

Muito Bom!

Anônimo disse...

muito bom
so muitos exemplos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...